As 5 MAIS do DIA



Enquete


Notícias

Brasil

0 Brasil 15 de Dezembro de 2017 - 13:48 JC REPORTER Pesquisa: sem Lula, Bolsonaro lidera corrida presidencial em 2018

O instituto Data Poder 360 divulgou, nesta sexta-feira (15), pesquisa segundo a qual o ex-presidente Lula lidera a corrida presidencial de 2018 no primeiro turno. O petista aparece com 30% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PSC), com 22%; Marina Silva (Rede), com 10%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%; e Ciro Gomes (PDT), com 6%. O Data Poder 360 também simulou um primeiro turno sem a presença de Lula, que, caso condenado em segunda instância, em julgamento marcado para 24 de janeiro, ficaria impossibilitado de concorrer. No lugar dele colocou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Neste caso, a liderança fica com Bolsonaro (23%), a segunda colocação com Ciro e Marina (10% cada), a terceira com Alckmin (7%) e a quarta com Haddad (5%). Em cenários de segundo turno com Lula em jogo, o petista venceria Bolsonaro por 41% a 30% e Alckmin por 41% a 28%. A pesquisa ouviu 2.210 pessoas, em 177 cidades entre 8 e 11 de dezembro.

0 Brasil 15 de Dezembro de 2017 - 08:58 JC REPORTER Lula ganharia no 2º turno para Alckmin ou Bolsonaro, aponta pesquisa

Se as eleições para presidente fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o vencedor no 1º e no 2º turnos, revela pesquisa do DataPoder360 realizada de 8 a 11 de dezembro. De acordo com a pesquisa DataPoder360, o desempenho é quase idêntico no 2º turno de Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSC). O tucano perderia para Lula por 41% a 28%. Já o capitão do Exército na reserva seria derrotado pelo petista por 41% a 30%.

No caso das simulações de 1º turno, foram feitos 3 cenários. Em 2 deles foram colocados apenas os pré-candidatos do pelotão da frente, os nomes mais competitivos –uma vez com Lula e outra sem o petista. No cenário em que aparece contra os adversários mais tradicionais, Lula tem oscilado na faixa de 26% a 32% desde abril, quando o DataPoder360 foi lançado e começou a fazer pesquisas mensais. Agora em dezembro, o petista está com 30% contra 22% de Bolsonaro. Pode parecer uma diferença grande (8 pontos), mas isso fica matizado ao considerar a margem de erro da pesquisa.

A Convenção Nacional do Democratas que aconteceria nesta quinta-feira (13) foi adiada para o próximo ano. O prefeito ACM Neto confirmou que a nova data será dia 6 de fevereiro de 2018. O gestor municipal não comentou sobre a possibilidade de assumir a presidência nacional do partido, porém, ressaltou que a sigla deve se fortalecer, aumentando número da bancada na Câmara.  
“Houve uma decisão consensual no sentido de adiar a convenção do DEM, nos precisávamos ainda fazer alguns ajustes na comissão executiva que vai dirigir o partido, assim como também  ter um debate final sobre dois temas da atualização programática. O que nos fez tomar a decisão de adiar a convenção para próximo dia 6 de fevereiro”, disse, durante o evento em homenagem aos 20 anos de Controladoria Geral do Município. 
Neto não adiantou nomes de quem vai conduzir a sigla nos próximos anos. “Estamos analisando as alternativas que nós temos. O partido encaminha para se fortalecer. Hoje temos 30 deputados e podemos chegar a 45 ou 50 deputados até dia 7 de abril que é o prazo da janela partidária para as eleições de 2018”, pontuou. 
O adiamento da convenção acontece no momento em que o presidente da sigla, Agripino Maia, é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O senador nega as acusações e, em nota, afirma querer um julgamento rápido. O nome do prefeito de Salvador, ACM Neto, aparece como um dos três principais líderes partidários do “novo DEM”. (Bocão News)

0 Brasil 15 de Dezembro de 2017 - 08:38 JC REPORTER Em Manaus, Bolsonaro compara terras indígenas a zoológicos

Em visita a Manaus nesta quinta-feira (14), o presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) questionou se o Brasil ainda tem a soberania sobre a Amazônia por causa das terras indígenas, às quais comparou a zoológicos. "Será que a Amazônia ainda é nossa? Em 1982, a Argentina falou que as Malvinas eram deles. Perderam. Hoje em dia, ouso dizer que dificilmente a Amazônia é nossa." O presidenciável afirmou que, para "salvar ao menos parte da Amazônia", é preciso buscar parcerias com países democráticos como os EUA para a exploração dos recursos minerais. Ele também defendeu fixação de preços de minérios como o nióbio para a exportação

A uma plateia de simpatizantes, no auditório de um hotel, Bolsonaro defendeu a exploração mineral em terras indígenas e disse que a demarcação de grandes áreas, como a dos ianomâmis, "poderão ser novos países dentro do Brasil." "Como é que pode um índio na Bolívia ser presidente, e o nosso aqui, por pressão do governo, condená-lo a ficar preso dentro de uma terra indígena como se fosse algo no zoológico? O índio é um ser humano, nosso irmão." Por outro lado, Bolsonaro admitiu que o aquecimento global e o desmatamento podem levar "ao fim da espécie humana". Ele defendeu o controle populacional como a medida mais eficaz.

0 Brasil 13 de Dezembro de 2017 - 08:41 JC REPORTER Anvisa proíbe venda de creme para alisar cabelo e produto de limpeza

A Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os lotes do cosmético Creme Alisante Profissional Lisa Hair fabricado por Phitoteraphia Biofitogenia Laboratorial Biota Ltda. A Resolução RE n° 3252 foi publicada nesta segunda-feira (11/12) no Diário Oficial da União (DOU).

O produto possuía registro na Anvisa, mas apresentou resultado insatisfatório no ensaio de grau de avaliação. Esse resultado foi emitido pelo Laboratório Central do Estado do Paraná.

A empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no comércio.

0 Brasil 13 de Dezembro de 2017 - 08:40 JC REPORTER Tribunal da Lava Jato marca julgamento de Lula para 24 de janeiro

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) marcou para o dia 24 de janeiro o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses por corrupção e lavagem de dinheiro em 1.ª instância, em 12 de julho, no caso triplex. O TRF4 é o tribunal de apelação.

O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da ação penal, já concluiu seu voto, mas ainda não o tornou público.

0 Brasil 13 de Dezembro de 2017 - 08:24 JC REPORTER A violência no Brasil mata mais que a Guerra na Síria

Os assassinatos no Brasil entre 2001 e 2015 tiraram a vida de mais pessoas no país do que o somatório de mortes ocorridas nas guerras do Iraque e da Síria, segundo dados publicados nesta terça-feira em um levantamento feito pelo jornal O Globo. Os dados compõem um crescimento exponencial da violência nas cidades brasileiras durante o mesmo período.  Segundo dados do Datasus, plataforma do Sistema Único de Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, 786.870 pessoas foram assassinadas no Brasil entre janeiro de 2001 e dezembro de 2015, o que corresponde a uma morte a cada dez minutos, informou a publicação. A título de comparação, 331.765 mortes foram registradas na Síria entre março de 2011 e julho de 2017, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Já o projeto Iraq Body Count (Contagem de Mortos no Iraque, em tradução livre) mostra que 268 pessoas morreram no Iraque entre 2003 e 2017. Somadas as suas guerras, 570.573 pessoas perderam a vida nos dois países que vivem conflitos internos.(Notícias ao Minuto)

Apontado como possível candidato à Presidência da República em 2018, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se reuniu na tarde de segunda-feira, 11, com deputados federais do PSB para discutir o cenário político-eleitoral. O encontro aconteceu no escritório dele em São Paulo e contou com a presença de oito dos 33 integrantes da bancada na Câmara. A reunião foi pedida pelos parlamentares, com aval do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. De acordo com relatos dos deputados, nas quase duas horas de conversa, Barbosa admitiu que cogita ser candidato a presidente e prometeu anunciar uma decisão até março do próximo ano, prazo final exigido pela legislação eleitoral para que ele se filie a um partido político para poder participar da disputa."Ele (Barbosa) disse que ainda está refletindo sobre a candidatura. Ponderou que hoje está com uma vida estabilizada com a advocacia, palestras e aulas que dá", contou o líder do PSB na Câmara, Júlio Delgado (MG), ao Broadcast Político, um dos presentes.

0 Brasil 12 de Dezembro de 2017 - 10:21 JC REPORTER CNJ divulga supersalários, mas sem monitoramento eletrônico

Cerca de quatro meses depois de a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, determinar que os tribunais brasileiros enviassem em 10 dias os dados sobre pagamentos a magistrados, 72 de 90 tribunais já haviam encaminhado seus dados de maneira organizada e padronizada ao conselho até o fim da tarde desta segunda-feira (11/12). Uma comissão deverá analisar com lupa os supersalários para identificar eventuais irregularidades. Apesar do esforço de Cármen Lúcia para tornar os vencimentos mais transparentes e vencer a resistência da magistratura, o CNJ ainda não aprovou uma resolução que prevê um sistema de monitoramento, a ser gerido pelo próprio conselho, com o objetivo de acompanhar e analisar as informações sobre os vencimentos de juízes, desembargadores e ministros de todo o país. A ideia – desenhada por uma equipe da Corregedoria – é possibilitar a comparação das remunerações e identificar eventuais distorções. Pelo sistema de gerenciamento, o próprio software poderia alertar o CNJ no caso de distorções encontradas nos pagamentos efetuados. O sistema é inspirado em modelo implantado pelo Banco do Brasil para monitorar a sua folha de pagamentos. (Estadão)

0 Brasil 12 de Dezembro de 2017 - 10:18 JC REPORTER Temer nomeia ex-mulher de Gilmar para conselho da Itaipu

O presidente Michel Temer nomeou nesta terça-feira, 12, novo diretor e conselheiros da Hidrelétrica de Itaipu. Foi designada conselheira da binacional a advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Em maio, Samantha assinou parecer usado pela defesa do presidente na ação movida pelo PSDB que pediu a cassação da chama Dilma-Temer. O mandato de conselheira poderá ser exercido até maio de 2020. Também foi nomeado o engenheiro agrônomo Newton Luiz Kaminski para o cargo de diretor de Coordenação de Itaipu, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União. Atual superintendente de Obras e Desenvolvimento da binacional, Kaminski entrará no lugar de Hélio Gilberto Amaral, que foi exonerado, a pedido. Amaral havia assumido o cargo em junho. Outro conselheiro apontado foi o advogado Frederico Matos de Oliveira, que atua como diretor do Departamento de Articulação com os Estados da Secretaria de Governo da Presidência da República. (Estadão)

0 Brasil 10 de Dezembro de 2017 - 11:42 JC REPORTER PT encomenda pesquisas para 'decifrar' eleitor de Bolsonaro

Consolidado nas mais recentes pesquisas como o principal concorrente ao ex-presidente Lula na corrida eleitoral, o deputado Jair Bolsonaro é alvo de uma série de pesquisas encomendadas pelo PT, que quer entender e "decifrar" os eleitores do presidenciável. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os estudos apontaram presença mais aguda de apoiadores do parlamentar no Rio de Janeiro e em estados fortes no agronegócio.Também revelaram eleitores engajados e dispostos a investir dinheiro do próprio bolso em ações que impulsionem a capilaridade do deputado, atualmente forte em setores ligados à segurança pública.

A bandeira de Bolsonaro consiste no foco a pautas morais, aos interesses de evangélicos e ao combate à violência. Uma das ideias do PT para se contrapor ao concorrente é montar um projeto de redução à violência que se venda como efetivo e não autoritário. (Notícias ao Minuto)

O jatinho do cantor sertanejo Leonardo ficou atolado na pista do aeroporto de Barreiras, oeste baiano, neste sábado (9). O incidente ocorreu devido às chuvas que caíram na região. Em dois vídeos postados nas redes sociais, o vocalista chegou a brincar com o fato. “Choveu até atolar o avião. Ali, mostra lá! Nós vamos furar o pneu do avião com essa pá”, disse em vídeo publicado. “É a primeira vez que vejo avião atolado no asfalto. Acontece de tudo, né?”, falou em outro vídeo. Leonardo se apresentou na noite de sexta-feira (8) no Parque de Exposições da cidade, dentro da turnê Cabaré. (BN)

0 Brasil 10 de Dezembro de 2017 - 11:36 JC REPORTER Morre a atriz brasileira Eva Todor

A atriz Eva Todor morreu, este domingo, aos 98 anos, devido a complicações de saúde provocadas por uma pneumonia. A informação foi confirmada por amigos da atriz. Ainda não são conhecidos detalhes sobre o velório. Segundo o jornal Extra, Eva Todor sofria de Parkinson e estava longe dos ecrãs desde a novela 'Salve Jorge', exibida em 2012 no Brasil. A última aparição pública da atriz foi em novembro de 2014, altura em que recebeu uma homenagem feita por amigos artistas no Teatro Leblon. Húngara de nascimento, Eva tem mais de 80 anos de profissão e uma longa carreira no teatro e na televisão. Participou em várias telenovelas transmitidas em Portugal, tais como 'Cravo e Canela', 'Malhação' e 'Suave Veneno'. (Notícias ao Minuto)

Polícia Federal cumpre mandados nas cidades de Jequié e Jaguaquara, que ficam no sudoeste da Bahia, além de Salvador, na manhã desta terça-feira (5). A operação visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da educação. Cinquenta e oito policiais federais e seis auditores da Controladoria Geral da União cumprem 23 mandados de condução coercitiva, 18 de busca e apreensão e cinco mandados de medidas cautelares nos três municípios. Entre os alvos da operação está uma ex-vereadora de Jequié, que desviava recursos por meio de um suposto fornecimento de funcionários terceirizados fantasmas, segundo a PF.

Entre os anos de 2003 e 2016, praticamente metade dos 5.570 municípios do país foi obrigada a decretar, pelo menos uma vez em sete anos diferentes, situação de emergência ou estado de calamidade pública em virtude de secas e estiagens. De acordo com o relatório pleno de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017, divulgado hoje (4) pela Agência Nacional de Águas (ANA), do total de cidades afetadas por longos períodos sem chuva, 1.794 são da Região Nordeste. No mesmo período, de acordo com o relatório, 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas (duradoura) ou estiagens (passageiras) no Brasil.

0 Brasil 04 de Dezembro de 2017 - 09:33 JC REPORTER SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera, aponta CFM

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias eletivas estão pendentes no Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes estados e municípios do país. As cirurgias eletivas não são de urgência ou emergência. O estudo, feito pela primeira vez pelo conselho, divulgado nesta segunda-feira (4) mostra que do total pelo menos 746 procedimentos cirúrgicos estão na fila de espera há mais de dez anos e 83% dos pedidos entraram na fila a partir de 2016. O Ministério da Saúde informou que desde maio passou a adotar o sistema de fila única para organizar a demanda.

0 Brasil 30 de Novembro de 2017 - 13:38 JC REPORTER Duas malas do bunker de Geddel sumiram entre Salvador e Brasília

Das nove malas abarrotadas de dinheiro apreendidas em um apartamento ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, no bairro da Graça, em Salvador, no dia 5 de setembro, duas não chegaram a Brasília. É o que indica uma certidão da Polícia Federal, que coloca mais um ponto de interrogação na história dos R$ 51 milhões apreendidos no bunker. No documento, revelado pelo repórter Aguirre Talento, da IstoÉ, a PF em Brasília registra ter recebido sete malas de dinheiro, enquanto o auto de apreensão lavrado pela PF em Salvador, ao realizar a operação no apartamento, em setembro, registrava duas sacolas de dinheiro a mais. A certidão não explica onde foram parar as duas malas. Também não diz se houve sumiço de dinheiro.

O presidente Michel Temer sancionou o projeto de lei que estabelece estratégias intersetoriais específicas para mulheres com dificuldade de acesso às ações de saúde relativas a prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. Publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (28), o texto altera a Lei no 11.664/2008, que tem o objetivo de facilitar o acesso de mulheres a exames contra o câncer. A partir de agora, equipes intersetoriais formadas por profissionais das redes de proteção social e atenção básica à saúde devem realizar busca ativa de mulheres, em razão de barreiras sociais, geográficas e culturais, para realização dos exames preventivos e de rastreamento de câncer de útero e de mama. O projeto original buscava condicionar o recebimento da Bolsa Família à realização do exame ginecológico. Em sua tramitação pelas comissões da Câmara, o texto foi alterado para perder o caráter punitivo. (BN)

0 Brasil 27 de Novembro de 2017 - 10:14 JC REPORTER Joaquim Barbosa mantém conversas com presidente do PSB

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, mantém conversas com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. De acordo com a Expresso, Barbosa topa se filiar ao partido, mas só se for para concorrer à Presidência da República. Não topa nem ser vice. Sua resposta final será dada em janeiro. (Bahia.Ba)

0 Brasil 27 de Novembro de 2017 - 10:11 JC REPORTER Padre Marcelo Rossi fala sobre depressão: 'Achava que era frescura'

Considerado pelo Vaticano o 'Evangelizador do Novo Milênio', o padre Marcelo Rossi foi o convidado do 'Mariana Godoy Entrevista' desta sexta (24). Durante conversa com a apresentadora, ele falou sobre o período em que sofreu depressão e revelou como encarava a doença antes de passar por ela. “Achava que era frescura. Durante 19 anos da minha vida, e olha, tirei pessoas da depressão levando-as a Jesus, mas eu não acreditava”, lembrou ele. Ordenado há mais de 20 anos, ele contou que o que o ajudou a superar o problema foi “seu amor por Jesus” e pontuou:

O PT, o PDT e o PSOL estão acusando o Grupo Globo de ferir a lei de Defesa de Concorrência no caso Fifa através de uma representação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De acordo com a Folha de S. Paulo, os partidos acionaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) para a investigação de eventuais crimes e pediram ao Ministério da Ciência e Tecnologia que casse a concessão da TV, por supostamente infringir a Lei Geral das Telecomunicações. A empresa foi acusada de pagar propina de US$ 15 milhões, junto com a mexicana Televisa, pelos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030. (BN)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, uma Instrução Normativa que muda algumas regras para a manutenção do auxílio-doença. A partir de agora, o segurado que recebe o benefício e não se considera apto para retornar ao trabalho só poderá fazer três pedidos de prorrogação ao órgão. Antes, não existia limite para a quantidade de pedidos de prorrogação. Com isso, ao completar o terceiro pedido de prorrogação ao INSS, o segurado obrigatoriamente terá que passar por uma perícia médica conclusiva. Dessa forma, o perito poderá encerrar o benefício e, caso o segurado não se considere apto para voltar à ativa, pode pedir um novo auxílio ao órgão. De acordo com as regras atuais do auxílio-doença, o segurado que recebe o benefício precisa, obrigatoriamente, fazer o pedido de prorrogação 15 dias antes do término do pagamento do auxílio.

0 Brasil 21 de Novembro de 2017 - 13:56 JC REPORTER Funcionários do SBT cancelam festa de fim de ano, diz site

Os próprios funcionários do SBT tomaram a iniciativa de cancelar a tradicional festa de fim de ano da empresa. Segundo o colunista Flávio Ricco, do UOL, a maioria dos profissionais disse que não há clima nenhum para a confraternização, em função das muitas demissões promovidas e a se promover. Todos os departamentos do SBT estão sofrendo baixas, inclusive o “Programa Silvio Santos” e a teledramaturgia.

O Produto Interno Bruto (PIB) de todos os estados brasileiros teve queda durante o ano de 2015 no Brasil, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a primeira vez que a redução foi registrada em todas as unidades da Federação desde o início da série histórica em 2002. Os estados do Mato Grosso do Sul (-0,3%), Roraima (-0,3%) e Tocantins (-0,4%) apresentaram os melhores resultados, na comparação com 2014. Por outro lado, Amapá (-5,5%), Amazonas (-5,4%) e Rio Grande do Sul (-4,6%) tiveram as reduções mais acentuadas. O PIB brasileiro teve queda de 3,5% em 2015. (BN)

0 Brasil 13 de Novembro de 2017 - 21:57 JC REPORTER Brasil poderá proibir celular no trabalho, com direito a punições

O projeto de lei nº 9066/2017 de autoria do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD/GO) visa proibir celulares em ambiente de trabalho, bem como propor punições para o uso. Única exceção seria para funcionários que usam os aparelhos com propósitos específicos de trabalho. "Na atual realidade a questão tempo e produção de excelência é o ponto alto nas relações profissionais do dia a dia, porém assistimos todos os dias a falta de atenção de funcionários em razão do uso privado do telefone celular", argumenta o deputado. De acordo com o jornal 'O Globo', o projeto também propõem certas punições para o empregado que não seguir a regra. Advertências, suspensões ou até mesmo demissão por justa causa são alguns exemplos do que pode ser infringido ao funcionário. (Noticias ao Minuto)

O presidente Michel Temer disse hoje (11) que a reforma trabalhista, em vigor a partir deste sábado (11), poderá acelerar a recuperação dos empregos no Brasil. Em pronunciamento divulgado nas redes sociais, Temer avaliou a nova lei trabalhista como um das medidas mais importantes de seu governo.

“Ouço relatos de empresários que as contratações aumentarão a partir de agora. (…) A nova lei amplia os horizontes para quem procura um emprego e para quem está empregado”, disse Temer.

Para o presidente, as novas regras conectam o mundo do trabalho ao século 21 e atrai expectativa positiva de jovens e estudantes. Temer destacou a introdução da jornada parcial, o trabalho remoto, o intermitente e a regularização de ocupações antes não regulamentadas

Ele ressaltou que as novas modalidades de contratação seguirão os direitos já garantidos e as exigências da carteira assinada, férias, décimo terceiro salário, INSS e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

0 Brasil 10 de Novembro de 2017 - 23:45 JC REPORTER Preço médio da gasolina sobe e passa de R$ 3,90 pela primeira vez

O preço médio da gasolina subiu novamente esta semana no Brasil, ficando em R$ 3,938 o litro - na semana passada, estava em R$ 3,882. É a primeira vez que o valor médio ultrapassa o R$ 3,90, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (10) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O órgão considera valores dos 3.097 postos de combustível no país. O mesmo estudo mostra os aumentos nos preços do etano e diesel. O preço médio do diesel chegou a R$ 3,243 por litro na semana passada, em relação a R$ 3,214 na semana anterior. Já o do etanol saltou de R$ 2,681 para R$ 2,745 no mesmo período. Já o valor médio de um botijão de gás de 13 kg caiu na semana, de R$ 65,08 para R$ 64,74, de acordo com o estudo da ANP. A Petrobras anunciou sucessivos aumentos no valor do GLP residencial, o gás de cozinha, nos últimos meses. (CORREIO)

O deputado federal Elmar Nascimento (DEM/BA), conseguiu aprovação e liberação de um investimento de 500 mil, que sera desigando obras de saneamento básico e melhorias hídricas habitacionais para a cidade de São Felipe. " Fiquei muito feliz ao ser informardo durante audiência com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias, que esse recurso tinha sido lieberado, e que a primeira paecela dos recursos começam a ser liberados ainda esta semana. Esse recurso ira assegurar uma melhor qualidade de vida à populaçao de São Felipe, principalmente àqueles de baixa renda, que poderão melhorar a estrutura de suas casas, algumas até sem banheiros. Serão comtempladas com essa benfeitoria. Temos que pensar na qualidade de vida dessas pessoas", apontou Elmar Nascimento.

0 Brasil 08 de Novembro de 2017 - 13:42 JC REPORTER Aos 90 anos, morre artista plástica Amelia Toledo

A artista plástica Amelia Toledo, 90, morreu na madrugada desta quarta-feira (8). Toledo estava com uma exposição em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo para celebrar seus 60 anos de carreira. De acordo com a assessoria do CCBB, a artista morreu enquanto dormia. O velório será realizado nesta quinta (9) das 8h às 14h no Cemitério Parque do Morumbi. Durante sua trajetória, a artista transitou entre desenhos, pinturas, instalações e até design de joias. TRAJETÓRIA: No fim dos anos 1930 frequentou o ateliê de Anita Malfatti (1889-1964) e na década de 1940 estudou com Yoshiya Takaoka (1909-1978).Desde a década de 1970, ela apresentou uma produção baseada nas formas da natureza, agindo sobre materiais como conchas e pedras. No seu trabalho, é recorrente o desejo de recriar a paisagem. A mostra "Lembrei que Esqueci", em sua homenagem, em cartaz no CCBB, tem curadoria de Marcus Lontra e ficará em cartaz até 8 de janeiro de 2018. A exposição, reúne cerca de 60 obras, traz esculturas, objetos de design, desenhos e pinturas da artista que contemplam toda sua carreira. Com informações da Folhapress.  

0 Brasil 07 de Novembro de 2017 - 08:20 JC REPORTER Ivete é estrela de campanha de estímulo à economia de energia

Ivete Sangalo será o rosto da campanha de estímulo para que os brasileiros evitem desperdiçar energia. As peças publicitárias começarão a ser transmitidas a partir desta terça-feira (7) e foram coordenadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O marido da cantora, Daniel Cady, também participa das gravações, já que a propaganda usa a temática familiar para conscientizar a necessidade economia. O casal espera uma dupla de gêmeas. A força motriz por trás das peças publicitárias é a falta de chuvas, que deixou as hidrelétricas com seus reservatórios em estado crítico. As termelétricas serão acionadas para garantir o abastecimento, mas isso pesará na conta de luz da população. (Bahia.Ba)

0 Brasil 07 de Novembro de 2017 - 08:19 JC REPORTER Preta Gil afirma que pai achou 'desnecessário' posar nua

Em 2003, a cantora Preta Gil, 43, estreou no cenário musical com seu primeiro CD, o "Prêt-à-Porter". Na época, causou polêmica ao posar nua no encarte do álbum. Alvo de aplausos e de vaias, Preta levantou discussões sobre as imperfeições do corpo real e evidenciou o preconceito contra gordos. Entretanto, a reação do pai, o cantor Gilberto Gil, então ministro da Cultura, não foi das melhores. "Ele olhou as fotos antes de eu lançar o disco e falou: 'desnecessário'. Eu achei aquilo uma caretice.

0 Brasil 07 de Novembro de 2017 - 08:17 JC REPORTER Petrobras aumenta gasolina em 2,3% e diesel, em 1,9%

A Petrobras anunciou nesta segunda (6) reajuste de 2,3% no preço da gasolina, o terceiro movimento de alta consecutivo este mês. Apenas em novembro, a gasolina vendida pela empresa tem aumento acumulado de 6,7%. A empresa também subiu o preço do diesel, em 1,9%. Em comunicado, diz que as mudanças refletem a alta das cotações internacionais e a desvalorização do real ante o dólar. Os reajustes tiveram que ser autorizados pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços, que só atua quando a variação excede 7%, para cima ou para baixo, no prazo de um mês. Até esse limite, os ajustes podem ser feito diretamente pela área técnica da companhia. Foi a segunda atuação do grupo -que é composto pelo presidente da empresa, Pedro Parente, e dois diretores- em 10 dias. "O reajuste foi causado principalmente pelo aumento das cotações dos produtos e do petróleo no mercado exterior, influenciado pela geopolítica internacional, assim como a continuidade da política de contenção da oferta pela Opep (Organização dos Países Produtores de Petróleo)", disse a empresa, em comunicado. "Além disso, verificou-se uma depreciação do real frente ao dólar", continua o texto. Desde o dia 6 de outubro, quando interrompeu uma sequência de quedas, o preço da gasolina vendida pela estatal vem em trajetória de alta. O aumento acumulado no período é de 18,9%. Os novos preços entram em vigor à zero hora desta terça (7). (Notícias ao Minuto)

0 Brasil 07 de Novembro de 2017 - 08:14 JC REPORTER Agências bancárias alteram funcionamento na próxima sexta

As agências bancárias de toda a Bahia só funcionarão a partir das 12h na próxima sexta-feira (10/10). A decisão foi tomada durante assembleia da categoria na noite desta segunda-feira (6/11). O ato, que é contra a reforma trabalhista, faz parte do Dia Nacional de Mobilização, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, avalia que o país vive um momento de grave ataque dos direitos dos trabalhadores. “Há a necessidade de uma resposta à altura que possibilite reverter o quadro de retirada de direitos da maioria da população. No dia 10, os bancários, juntamente com outras categorias, irão participar com paralisações, manifestações e retardamento da abertura das agências”, diz. Outras categorias, como os rodoviários, ainda estudam participação no ato. (Aratu Online)

0 Brasil 06 de Novembro de 2017 - 16:28 JC REPORTER Pesquisa aponta 23 mil fungos e bactérias em celulares

Uma faculdade de Campinas (SP), Devry Metrocamp, fez uma pesquisa com celulares que identificou a presença de até 23 mil fungos e bactérias que podem provocar doenças como micoses, conjuntivite, intoxicações alimentares, infecções urinárias e respiratórias. A instituição ressaltou a necessidade da higienização dos aparelhos e que crianças e pessoas com sistema imunológico fragilizado devem ter mais cuidado ao utilizar os celulares.

0 Brasil 06 de Novembro de 2017 - 08:39 JC REPORTER Gabarito extraoficial do Enem 2017; veja respostas corretas

0 Brasil 03 de Novembro de 2017 - 12:38 JC REPORTER AGU aguarda notificação para analisar recurso sobre redação do Enem

A Advocacia-Geral da União (AGU) ainda não ajuizou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Brasília, o recurso contra a decisão que determinou a suspensão da regra que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá a nota zerada. A prova será aplicada neste domingo (5). A AGU informou, por meio da assessoria de imprensa, que “ainda aguarda a intimação do inteiro teor do acórdão, que contém os votos dos três desembargadores, para analisar qual o recurso cabível”. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou à Agência Brasil que foi notificado da decisão do tribunal na quarta-feira (1º), à noite, e que entrará com o recurso ainda nesta sexta-feira (3). A decisão de suspender a regra do Enem é do próprio TRF1, que aceitou ação da Associação Escola Sem Partido que pedia a derrubada do trecho do edital que previa a nota zero.

0 Brasil 03 de Novembro de 2017 - 12:35 JC REPORTER Ex-presidente Lula divide o Brasil, diz jornal 'Washington Post'

O jornal americano "The Washington Post" publica nesta sexta-feira (3) reportagem sobre o cenário político no Brasil. Usando o Datafolha como referência, o jornal diz que o país está dividido sobre o destino político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No título, o jornal afirma que o Brasil se divide entre cadeia ou Presidência para Lula. E traz ainda que a pesquisa sedimenta a ideia de que Lula será importante na disputa ou fora dela. A reportagem diz também que o PSDB tem dois potenciais candidatos, mas que nenhum chega a 10% das intenções de votos. Com informações da Folhapress.

0 Brasil 31 de Outubro de 2017 - 09:44 JC REPORTER Senado vota nesta terça proposta que regulamenta Uber

Em meio a protestos de taxistas e motoristas de aplicativos, o plenário do Senado vota, nesta terça-feira (31), a proposta que pode deixar mais rígidas as regras para serviços de apps de transporte individual, como Uber, Cabify e 99. Aprovado em abril pela Câmara dos Deputados, o texto tramita em regime de urgência e será o primeiro item da pauta do Senado na sessão desta terça. As regras aprovadas pelos deputados desagradaram os representantes de empresas. Entre outros pontos, o texto prevê vistorias periódicas nos veículos, idade mínima para os condutores, exigência de “ficha limpa” aos motoristas, adesão de placas vermelhas e licença específica para trabalhar. (Bahia.Ba)

A repórter Susana Naspolini se fantasiou de jacaré para uma reportagem ao vivo no "RJTV 1ª Edição" desta segunda-feira (30). A jornalista usou a fantasia para cobrar o secretário municipal de Urbanismo, Índio da Costa, sobre a reforma da ponte do Canal das Tachas, conhecida como Canal do Jacaré, no Rio de Janeiro. Essa não é a primeira vez que Naspolini se fantasia para uma reportagem. Segundo o UOL, ela também já se vestiu de coelhinho da Páscoa e de caipira. (Noticias ao Minuto)

0 Brasil 31 de Outubro de 2017 - 09:40 JC REPORTER ACM Neto é escolhido personalidade política do ano pela IstoÉ

O prefeito ACM Neto faz parte das personalidades de maior destaque do Brasil este ano, segundo a Editora Três, que publica a Revista IstoÉ. Ele foi escolhido como "personalidade do ano na categoria política" por conta do seu trabalho à frente da prefeitura de Salvador. O prêmio será entregue na Casa de Espetáculos Tom Brasil, em São Paulo, no dia 4 de dezembro. Além de Neto, serão premiados destaques nas áreas de Justiça, Esporte, TV, Gestão, Moda, Teatro, Comunicação, Música e Cultura. ACM Neto começou sua carreira política como deputado, em 2002. Ele se reelegeu em 2006 e 2010 - nesse último ano, inclusive foi o mais votado da Bahia e oitavo mais votado no Brasil.


Whatsapp