As 5 MAIS do DIA



Enquete


Notícias

Mundo

A irmã de um dos 44 tripulantes do submarino ARA San Juan, desaparecido desde 15 de novembro, na Argentina, tornou pública a última mensagem do irmão, recebida pelo WhatsApp. Roberto Daniel Medina era um dos oficiais no submersível e o texto pode ajudar na investigação. Na mensagem, Medina dizia que o submarino era procurado por um helicóptero do Reino Unido e um navio chileno, conforme informações do jornal argentino La Gaceta, publicadas pelo Sputnik News Brasil. "Na segunda (13) um helicóptero inglês e antes disso os chilenos estavam à nossa procura. Há muita coisa em movimento", diz o texto da mensagem enviado à irmã, dez dias antes do desaparecimento. "Acho que não somos a única família que tem algo assim, acho que há muitos.A juíza Marta Yanez terá que investigar", afirmou a mulher, explicando que o irmão contou que tudo isso aconteceu perto das Malvinas, a área disputada entre Argentina e o Reino Unido. Porta-voz da Marinha Argetina, Enrique Balbi descartou um possível ataque estrangeiro: "Foi em 4 de novembro, são os dias que correspondem à entrada em Ushuaia e, por isso, o contato de WhatsApp". Balbi destacou ainda que "o canal de Beagle possui águas partilhadas com o Chile" e que "é uma área de operações permanentes de helicópteros chilenos", afirmando que não fica claro se era um helicóptero inglês ou não. 

0 Mundo 31 de Outubro de 2017 - 13:34 JC REPORTER Túnel desaba após teste nuclear e deixa mortos na Coreia do Norte

A emissora de TV Japonesa Asahi informou, nesta terça-feira (31), que um túnel na base nuclear da Coreia do Norte desmoronou após teste atômico de Pyongyang, em setembro, e mais de 200 pessoas podem ter morrido. No primeiro desabamento, 100 trabalhadores teriam sido atingidos, mas, durante o resgate, o número de vítimas teria aumentado consideravelmente. Como consequência, a instalação de Punggye-ri pode ficar sem ser utilizada para testar armas nucleares por muito tempo. (Bahia.Ba)

0 Mundo 24 de Outubro de 2017 - 09:19 JC REPORTER Astronômos: 'pode existir vida inteligente nos oceanos de planetas'

Os astrônomos de todo o mundo participam anualmente em diversos projetos de busca de vida extraterrestre. Durante os últimos anos, se revelaram novos detalhes sobre a geologia do Sistema Solar. Pode ser que a vida extraterrestre se esconde no fundo dos oceanos? A revista Popmech oferece uma resenha de novas teorias. Segundo o novo relatório da Sociedade Americana de Astronomia, a maior parte dos organismos alienígenas deve se encontrar nas profundezas dos planetas, i.e. nos oceanos cobertos de gelo.

O embaixador adjunto da Coreia do Norte nas Nações Unidas disse nesta segunda-feira (16) que a situação na península coreana atingiu um ponto em que "uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento". Kim In Ryong disse ao comitê de desarmamento da Assembleia Geral da ONU que a Coreia do Norte é o único país do mundo que foi submetido a "uma ameaça nuclear tão extrema e direta" dos Estados Unidos desde a década de 1970 e disse, ainda, que o país tem o direito de possuir armas nucleares para defesa própria. Ele apontou a existência de exercícios militares anuais em larga escala usando "ativos nucleares" e disse que o mais perigoso é o que chamou de plano americano para organizar uma "operação secreta destinada a remover nossa liderança suprema". Neste ano, disse Kim, a Coreia do Norte completou sua "força nuclear do estado e, por isso, tornou-se a potência nuclear plena que possui meios de ataque de diferentes alcances, incluindo a bomba atômica, a bomba H e os foguetes balísticos intercontinentais". O discurso de Kim acontece após ameaças crescentes entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, além de sanções da ONU cada vez mais duras. 

A Islândia, sensação da última Eurocopa, atingiu mais um feito nesta segunda-feira (9) ao se classificar à primeira Copa do Mundo de sua história. Sigurdsson e Gudmundsson garantiram o 2 a 0 sobre o Kosovo. A classificação ao Mundial, no entanto, ganha contornos mais históricos por conta do tamanho do país e da pequena população do local, que tem menos habitantes que algumas cidades do interior baiano.

0 Mundo 06 de Outubro de 2017 - 13:37 JC REPORTER Colisão entre trem e ônibus deixa 19 mortos na Rússia

Pelo menos 19 pessoas morreram quando um ônibus foi atingido por um trem, na madrugada desta sexta-feira (6), na província de Vladimir, na Rússia, de acordo com informações da imprensa local. A informação é da Agência EFE.  De acordo com a porta-voz do governador da região, Rita Shilajova, o ônibus enguiçou bem no momento que cruzava uma via, enquanto a maioria dos passageiros dormia.  O motorista começou a gritar e cerca de 30 passageiros desceram para tentar empurrar o veículo.  Nesse momento, o trem atingiu o ônibus, que ficou totalmente destruído, disse Rita Shilajova.  Os passageiros que tinham descido do ônibus sobreviveram e as vítimas estão entre aqueles que permaneceram no seu interior, disse ela.  Segundo a agência de notícias Ria Novosti, que cita o departamento de transporte do Comitê de Instrução russa, o ônibus vinha do Cazaquistão e transportava passageiros uzbeques, e há vários feridos hospitalizados.  O maquinista do trem, que fazia a rota São Petersburgo-Nijni Novgorod, ativou o freio de emergência, mas a distância foi insuficiente para evitar a colisão.

0 Mundo 08 de Setembro de 2017 - 08:47 JC REPORTER Presidente da Colômbia recebe papa Francisco em Bogotá

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu nesta quinta-feira (7) o papa Francisco na Casa de Nariño, sede do Governo, onde terão seu primeiro encontro oficial. Manuel Santos e sua esposa esperaram na porta da Praça de Armas da Casa de Nariño o pontífice, que chegou em um automóvel escuro precedido pela cavalaria do Exército enfeitado com uniforme de gala. O papa caminhou alguns metros sobre o tapete vermelho e cumprimentou com um aperto de mãos o casal presidencial, que o convidou a continuar para a cerimônia oficial de boas-vindas. Depois escutaram a execução dos hinos do Vaticano e da Colômbia, interpretados pela Orquestra Sinfônica Nacional, o que deu um marcado caráter civil ao ato, a diferença de outras saudações a chefes de Estado nos que os hinos estão a cargo da banda de música do Batalhão Guarda Presidencial.  No fim da cerimônia e antes dos discursos de boas-vindas, o papa acendeu uma chama da paz e se perdeu entre uma multidão de crianças vestidas de branco como ele, enquanto ao fundo soava a canção Um passo para a paz. (ANSA)

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) marcou uma reunião de emergência após a Coreia do Norte ter conduzido o seu mais poderoso teste nuclear, nesta madrugada. Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido e Coreia do Sul solicitaram a reunião para esta segunda-feira, depois que Pyongyang detonou o que chamou de bomba de hidrogênio. Será a segunda reunião de emergência do conselho de segurança em uma semana sobre os testes da Coreia Norte, na sequência de sanções impostas pelos EUA.

0 IGREJA CATÓLICA 04 de Setembro de 2017 - 09:39 JC REPORTER 20ª viagem do Papa Francisco será nesta semana motivada pelas Farc

O papa Francisco viajará à Colômbia para encorajar o processo de paz incipiente que encerrou meio século de guerra entre uma sucessão de governos e o grupo guerrilheiro Farc, mas que deixou o país profundamente dividido. Francisco, em sua 20ª viagem internacional como pontífice e ​a quinta à sua nativa América Latina, passará cinco dias no país.  Ele visitará a capital Bogotá e as cidades de Villavicencio, Medellín e Cartagena. O papa argentino adiou aceitar um convite do governo e da Igreja de visitar a Colômbia, onde cerca de 80% da população é católica, até que um processo de paz viável estivesse em andamento. "Ele queria ir há muito tempo. Agora, o momento chegou", disse o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.  As Farc, de longe o maior grupo rebelde da Colômbia, apresentou seu novo partido político na semana passada, em um grande passo de sua transição para uma organização civil após mais de 50 anos de guerra que matou 220 mil pessoas. Sob seu acordo de paz com o governo, em 2016, a maioria dos combatentes das Farc receberam anistia e tiveram permissão para participar da política. Se os rebeldes irão obter apoio dos colombianos ainda está em aberto.

0 Mundo 27 de Agosto de 2017 - 01:33 JC REPORTER Mistério de tábua da Babilônia é desvendado por cientistas

Quase um século de estudos revelou que as inscrições em uma placa babilônica de argila de 3.700 anos compõem a mais antiga tábua trigonométrica já conhecida. Composta de avançadíssimos cálculos possivelmente usados na construção de templos, palácios e canais, a placa foi cunhada cerca de 1.000 anos antes que o matemático grego Pitágoras ficasse conhecido pelo teorema da trigonometria que afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos – a tábua traz não apenas a mesma conta, mas também uma série de outras fórmulas que os cientistas afirmam ser até mais precisas que as atuais.  

Com o intuito de proteger a Terra de invasões alienígenas, a Nasa abriu vaga para contratar um oficial de proteção planetária, que terá também a função de proteger outros planetas de ações humanas.  O salário anual oferecido fica entre 124 mil a 187 mil dólares (cerca de R$ 386 mil a R$ 582 mil). A informação é do O Globo. O anúncio da vaga repercutiu muito nas redes sociais, principalmente no twitter, onde os internautas reagiram com memes bem humorados que retrataram os diferentes imaginários a respeito do assunto. Segundo uma entrevista de Catharine Conley, que ocupou o cargo por três anos, para revista "Scientific American", o foco do trabalho é assegurar que não haja contaminação biológica extraterrestre e proteger a bioesfera do planeta contra qualquer tipo de vida fora da Terra.

Várias pessoas morreram e ao menos 31 ficaram feridas após um ônibus bater em um caminhão e pegar fogo em uma estrada na Bavaria, no sul da Alemanha, na manhã desta segunda-feira (3).  O acidente ocorreu na estrada A9, na altura de Stammbach, segundo a EFE. O ônibus em que viajavam 46 passageiros e dois motoristas bateu na traseira do semirreboque, que circulava devagar devido ao tráfego congestionado.  Em princípio, a polícia afirmou que 17 pessoas que viajavam no ônibus e estavam desaparecidas. "Somos realistas e acreditamos que no final do dia vamos lamentar várias mortes", afirmou Jürgen Staedter, porta-voz da polícia. Desde o início havia "pouca esperança" de encontrar sobreviventes.  Mais tarde, a polícia confirmou que várias pessoas morreram no acidente, segundo a Associated Press. Entre os feridos, alguns estão em estado grave. 

O governo da Alemanha, segundo maior colaborador do Fundo da Amazônia depois da Noruega, também deve reduzir seu repasse ao programa, caso a alta projetada do desmatamento no ano passado se confirme em 2017. Nos últimos dois anos, o desmatamento da Amazônia subiu quase 60%. O aviso foi dado pelo diretor de Política Climática do Ministério do Meio Ambiente alemão, Karsten Sach, em visita ao governo brasileiro. Ele participou nesta terça-feira, 27, de um evento sobre metas de longo prazo de redução de mudanças climáticas. 

0 Mundo 21 de Junho de 2017 - 12:19 JC REPORTER Dia Mundial da Selfie é comemorado nesta quarta

Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, é celebrado em todo o mundo o Selfie Day, ou o Dia da Selfie.  Para comemorar esta data em grande estilo, o Metro Jornal reúne selfies de todos os tipo em um lugar só, montando uma grande galeria. Para participar, basta tirar uma selfie e postá-la nas redes sociais com as hashtags #SelfieDay e #SelfieChallenge. As fotos irão automaticamente para o site, onde você pode conferir as selfies dos participantes de todo o Brasil – inclusive as suas! Valem selfies de todos os jeitos. Mas lembre-se, o desafio é só até esta quarta. 

0 Mundo 21 de Junho de 2017 - 07:27 JC REPORTER Brasileira desaparece de navio de cruzeiro na Itália

Uma brasileira de 35 anos desapareceu de um navio de cruzeiro que navegava entre as cidades de Veneza e Brindisi, na costa leste da Itália, no último domingo (18).  Identificada como Simone Scheuer Sousa, a mulher fazia parte da tripulação do MSC Musica e trabalhava na limpeza do transatlântico. Seus colegas perceberam sua ausência já durante a madrugada de segunda-feira (19), quando o navio estava em mar aberto.  Segundo a família de Sousa, citada pelo portal "G1", o desaparecimento ocorreu após ela ter tido um desentendimento com seu chefe e terminado um namoro de dois anos com outro colega, que a teria traído.  Atualmente, o MSC Musica faz um roteiro pelo Adriático, um dos mares que compõem o Mediterrâneo. A Guarda Costeira da Itália está conduzindo operações de busca nas zonas litorâneas do norte da península, mas até agora não há nenhuma pista.  Ainda de acordo com o "G1", a família de Sousa pediu ajuda ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil e ao consulado do país em Milão. (ANSA)

0 Mundo 18 de Maio de 2017 - 08:25 JC REPORTER Poluição do ar pode causar câncer de pulmão, diz estudo

Os males causados pela poluição atmosférica são bem conhecidos. Porém, pesquisas recentes demonstram que o problema pode trazer consequências ainda mais graves do que as habituais alergias e agravos entre os mais diversos tipos de doenças respiratórias. Segundo um levantamento publicado pela Universidade de Lund, na Suécia, ar poluído pode provocar câncer de pulmão.

“Basicamente, o estudo demonstra que o problema é desencadeado, quando respiramos partículas tóxicas liberadas na atmosfera, principalmente, pelos automóveis. Portanto, não seria incorreto extrapolar desses dados que um aumento semelhante de risco para câncer de pulmão existiria também no Brasil. Afinal, os níveis de poluição atmosférica nas grandes cidades do país ainda são bastante altos”, afirma o Dr. Auro Del Giglio, oncologista do HCor – Hospital do Coração. Publicado recentemente, o trabalho sueco procurou estabelecer uma relação entre a incidência de câncer de pulmão e o tempo de exposição da população à poluição do ar medido a longo prazo. Para isso, foram recolhidos dados de 17 estudos de coorte baseados em nove países europeus.

0 Mundo 22 de Abril de 2017 - 12:10 JC REPORTER Vaticano pode processar time brasileiro e patrocinadora

Depois da Crefisa, patrocinadora do Palmeiras, e o próprio clube terem realizado uma ação de marketing ilegal, o Vaticano estuda processar ambas as partes envolvidas. Isto porque, durante visita do time sub-17, que participava de torneio na região, uma camisa foi entregue ao Papa. Não demorou muito e a foto bombou em jornais de grande circulação.

A contestação, porém, é por conta da chamada publicitária: “O papa Francisco entrou para a família Palmeiras e abençoou o manto. Avanti Palestra!”, em seguida a foto do pontífice segurando o uniforme. Segundo o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, a empresa teria utilizado de forma não autorizada a imagem do líder católico, que agora pode mover ação judicial. (VN)

0 Mundo 20 de Abril de 2017 - 09:03 JC REPORTER Mulher enfrenta blindado na Venezuela e vídeo viraliza

O ato de uma mulher na Venezuela chamou a atenção do mundo todo nesta quarta-feira. A ‘mãe de todas as marchas’, manifestação convocada pelos opositores ao governo de Nicolás Maduro, foi marcada por grande repressão. No meio de muitas bombas de gás e tiros, um vídeo registrou o momento em que uma mulher enfrentou um veículo blindado do governo de Maduro que avançava contra a multidão. A mulher vestida de branco e enrolada em uma bandeira da Venezuela se coloca na frente do blindado, que para e chega a dar marcha ré. É possível ver o momento em que uma bomba de gás é atirada de dentro do veículo. A imagem do protesto solitário e pacífico rodou a internet e comoveu as redes sociais.

 

A realidade mostrada no vídeo contrasta com a violência devastadora registrada na repressão à ‘mãe de todas as marchas’, que deixou dois mortos e mais de cem detidos.Segundo relatos, durante o ato contra o governo de Maduro, civis encapuzados conhecidos como colectivos – milicianos armados pelo governo – dispararam contra os manifestantes na praça. Os dois mortos durante os protestos eram Carlos José Moreno Baron, um adolescente de 17 anos, e Paola Ramírez Goméz, de 23 anos. Ambos foram assassinados com tiros na cabeça.

A imagem do fotógrafo sírio Abd Alkader Habak correndo com um menino sírio ferido nos braços após a explosão de um comboio de ônibus perto de Aleppo, no sábado (15) está se tornando mais um símbolo da violência contra crianças na guerra civil da Síria, após as fotos do pequeno Alan Kurdi morto em uma praia turca e de Omran Daqneesh empoeirado em uma ambulância em Aleppo. Habak estava próximo dos ônibus que foram destruídos em uma explosão na qual 126 pessoas morreram, entre elas 68 crianças. Em uma matéria da CNN, ele conta que chegou a ser derrubado pelo impacto da explosão, mas logo se levantou e correu para tentar ajudar, antes de pensar em fotografar. A primeira criança de quem ele se aproximou estava morta, e alguém gritou para que ele se afastasse da segunda, porque o local era muito perigoso e ela também já teria morrido.

O renomado teólogo e bispo anglicano N.T. Wright acredita que falta algo muito importante para os cristãos quando falamos sobre a Páscoa. “Esta mensagem sobre um Deus irado e uma vítima inocente tem muito mais em comum com o pensamento pagão antigo do que com o pensamento judaico ou cristão”. Wright gostaria que os cristãos não deixassem de fora o restante da narrativa. “O problema é que a última grande cena na Bíblia não é sobre as almas salvas subindo ao céu como mostram as pinturas medievais, difundidas pelo catolicismo. Na verdade, é sobre a nova Jerusalém descendo do céu à terra, de modo que o céu e a terra se unem para formar uma coisa só”, sublinha. 

Dois filipinos que podem ser os únicos sobreviventes de um naufrágio de um navio cargueiro no Atlântico Sul disseram ter visto a embarcação afundar, em alta velocidade, diante do bote salva-vidas em que escaparam. O gigantesco navio de carga Stellar Daisy , operado pela empresa Polaris Shipping (Coreia do Sul) e com bandeira das ilhas Marshall, transportava 260 mil toneladas de minério de ferro do Brasil para a China. Havia deixado o porto de Itaguaí, no Rio, na semana passada, com 16 tripulantes filipinos e oito sul-coreanos. A última informação sobre o paradeiro do navio de 312 metros de comprimento era de sexta-feira (31), quando um tripulante enviou uma mensagem à empresa dona do cargueiro para informar sobre entrada de água na embarcação. "Eles (sobreviventes) ouviram um forte ruído. Em seguida, a tripulação foi avisada que o navio estava se partindo e que deveriam abandoná-lo imediatamente", afirmou à BBC Brasil o capitão Gaston Jaunsolo, porta-voz da Marinha uruguaia. Com a situação de emergência, os dois filipinos saltaram ao mar e conseguiram alcançar um dos botes lançados na água. O Stellar Daisy desapareceu a 3,7 mil km de Montevidéu e a 2,5 mil km do Rio de Janeiro, segundo a Marinha brasileira. Segundo o porta-voz da Marinha do Uruguai, as buscas para encontrar os demais 22 tripulantes "não teve avanços". Esperanças de encontrar novos sobreviventes se reduzem com o passar dos dias.

A comissão técnica e os jogadores de um dos times mais tradicionais da Argentina, o Racing, passaram por um grande susto na viagem de Córdoba para Buenos Aires, após a partida contra o Belgrano no final de semana. Tudo por conta da abertura da porta do avião utilizado pela equipe durante o voo.

0 Mundo 21 de Março de 2017 - 17:16 JC REPORTER Júpiter é tão grande que não gira em torno do Sol

A sonda Juno realizou uma aproximação recorde de Júpiter, maior planeta do nosso Sistema Solar, com massa 2.5 vezes maior do que todos os outros combinados. A observação permitiu não só tirar fotografias inéditas, mas também constatar que Júpiter não orbita em torno do Sol. Segundo o Business Insider, Júpiter orbita em torno de um pequeno ponto exatamente acima do Polo Norte do Sol. Ou seja, trata-se de uma órbita pouco habitual. A diferença entre Júpiter e os outros planetas do nosso Sistema Solar tem a ver com a própria massa do gigante - grande o suficiente para ter um centro de gravidade combinado com o Sol.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos identificou que os norte-americanos têm feito menos sexo, comparado aos dados das duas últimas décadas. A maior queda na frequência sexual foi registrada entre pessoas que são casadas ou moram com os parceiros. Em média, esse grupo registrou 16 vezes menos relações sexuais por ano entre 2010 e 2014, em comparação ao período de 2000 a 2004. Segundo o G1, os pesquisadores se basearam em questionamentos feitos a mais de 26 mil adultos, desde 1989, sobre comportamento sexual.

0 Mundo 22 de Fevereiro de 2017 - 09:08 JC REPORTER Nasa vai mostrar ao vivo chegada de suprimentos à Estação Espacial

A Nasa transmitirá ao vivo a chegada da nave russa que levará quase três toneladas de suprimentos para a Estação Internacional Espacial, que foi lançado do Cosmodromo de Baikonur, no Cazaquistão. O horário de chegada está marcado para 19h34 (Brasília) desta quarta e você poderá acompanhar por este link, da NasaTV. O último lançamento de uma nave de carga, antes deste, aconteceu em dezembro de 2016. (Noticias ao Minuto)

0 Mundo 13 de Fevereiro de 2017 - 09:00 JC REPORTER Menina com doença rara louva e emociona no Facebook

Uma menina de quatro anos de idade é a “sensação da semana” no Facebook. Com mais de 25 milhões de visualizações, as imagens de Leah Chapman-Caroll cantando louvores em um hospital atraiu as atenções para sua doença e resultou numa campanha de oração. A pequena Leah sofre de neutropenia congênita grave, uma doença onde as células brancas do sangue não se desenvolvem.

A imunidade do paciente fica muito baixa e ele se torna predisposto a adquirir infecções com muita facilidade, o que podem levar a óbito. No caso da menina, ela passou 322 dos últimos 365 dias na unidade infantil de um hospital em Oakland, Califórnia, onde vive com sua família. Sua mãe, Lindsay publicou vários vídeos e fotos, sempre pedindo orações pela menina, que foi diagnosticada com a doença aos 6 meses de idade. Contudo, o que ela aparece cantando o louvor “Overcomer”, da cantora gospel Mandisa, gerou muito mais que visualizações. 

No texto que acompanha a gravação Lindsay escreveu: “Minha filha é uma vencedora que já passou por dois transplantes de medula. Ela passa a maior parte do tempo no hospital, mesmo assim ela tem a alegria do Senhor e amor pela música. Overcomer é um de suas favoritas”. A menina aparece sorrindo e batendo palmas enquanto canta trechos da música que diz: “Não importa o que você estiver passando. Eu sei que Ele não vai deixar isso te derrotar. Você é um vencedor. Permaneça na luta até a última batalha. Você não está mais caindo, porque Deus está segurando você agora mesmo. Você pode estar por baixo por um momento, sentindo como se fosse impossível. É então quando Ele te lembra que você é um vencedor”.

Assista abaixo:

0 Mundo 04 de Fevereiro de 2017 - 11:01 JC REPORTER Asteroide gigante passará perto da Terra neste domingo

Um asteroide de 94 metros de diâmetro passará perto da Terra neste domingo (05) segundo informações do Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Mas, segundo os especialistas, não há risco de colisão com o nosso planeta. O objeto 2013FK passará a uma distância de 2,7 milhões de quilômetros.

O Observatório Nacional vai monitorar a passagem do asteroide por meio de um telescópio instalado em Itacuruba, no interior do Pernambuco, e pretende estudar, com as observações, as propriedades físicas do objeto. O asteroide deste domingo não será o único a passar perto da Terra neste ano. No dia 12 de outubro, outro objeto, menor – com 19 metros de diâmetro – chegará ainda mais perto: 38.400 quilômetros da superfície do planeta.

O valor equivale a um décimo da distância entre o nosso planeta e a Lua. Mesmo assim, não há risco de colisão. Antes deste, em 23 de setembro, outro objeto, de 11 metros de diâmetro, se deslocará próximo à Terra, a uma distância de cerca de 153 mil quilômetros.

Fonte: Estadão Conteúdo

0 Mundo 16 de Janeiro de 2017 - 13:18 JC REPORTER Brasileiros invadem Coliseu e caem de uma altura de 4 metros

Dois brasileiros, de 31 e 33 anos, escalaram o portão de entrada do Coliseu, em Roma, e caíram de uma altura de quatro metros, informou a polícia local nesta segunda-feira. O acidente ocorreu durante a madrugada, por volta das 2h30 locais (23h30 no horário de Brasília), e os agentes de polícia foram acionados. De acordo com as primeiras informações, os dois “invasores” seriam brasileiros e um deles foi levado a um hospital da capital italiana com fratura grave na bacia. Os dois foram denunciados por invasão de edifício público. (Com ANSA)

0 Mundo 16 de Janeiro de 2017 - 09:47 JC REPORTER Avião cai e ao menos 37 pessoas morrem no Quirguistão

Um avião de carga da Turkish Airlines caiu no Quirguistão, matando ao menos 37 pessoas, a maioria em terra. Autoridades locais apontam que há pelo menos seis crianças entre as vítimas.

De acordo com o governo, a queda foi provocada por um erro do piloto. O Boeing 747 caiu em casas perto do aeroporto de Manas, a cerca de 25 quilômetros ao norte da capital, Bishkek, conforme informações do Ministério da Saúde.

O equipamento teria saído de Hong Kong e seguia para Manas, onde iria fazer uma parada técnica, a caminho de Istambul, quando caiu, às 7h30m (23h30m de domingo no horário de Brasília).

0 Mundo 03 de Janeiro de 2017 - 09:28 JC REPORTER Em carta aos bispos, papa pede tolerância zero com pedofilia

O papa Francisco enviou uma carta aos bispos de todo o mundo em que pede a proteção de crianças e para que "o sofrimento, a história e a dor dos menores que foram abusados sexualmente por sacerdotes" não sejam esquecidos. Ele ainda pediu "tolerância zero" aos religiosos. As informações são da agência de notícias Ansa. "Escutar o choro das crianças significa também escutar o choro e o lamento de nossa mãe igreja, que chora não só pela dor causada em seus filhos mais pequenos, mas também porque conhece o pecado de alguns de seus membros. Pecado que nos causa vergonha. Pessoas que tinham a responsabilidade de cuidar destas crianças, destruíram a dignidade delas", escreveu o papa. Ele pede "coragem para proteger a infância dos novos Herodes dos nossos dias, que roubam a inocência de nossas crianças". O pontífice referia-se ao rei que mandou matar todos os primogênitos de Belém após o nascimento de Jesus Cristo. "Hoje, na lembrança do dia dos santos inocentes, quero que renovemos todo o nosso empenho para que essas atrocidades não ocorram mais entre nós. Que encontremos a coragem necessária para promover todos os meios necessários para proteger de todas as formas as vidas de nossas crianças porque tais crimes não podem mais se repetir", disse. (AgenciaBrasil)

0 Mundo 24 de Dezembro de 2016 - 10:00 JC REPORTER Gelo descoberto em Marte será base para primeiras colônias humanas

Os cientistas da NASA concluíram que o reservatório maciço de gelo encontrado em Marte poderia ser usado como base para a “Casa de Gelo Marciana”, cuja elaboração está em andamento. O cientista do Centro de Pesquisa de Langley, Kevin Kempton, lidera o grupo de estudos no âmbito do projeto Casa de Gelo, disse ao portal Space.com que a residência inflável é "mais do que um simples habitat, pois do que precisamos é de uma nova casa em Marte", adiantando que "nossa equipe tem certeza que Casa de Gelo é a melhor solução para o primeiro posto avançado no território marciano". Kempton explicou que a Casa de Gelo será um espaço de trabalho multifuncional onde será possível conduzir as atividades indispensáveis para a estadia prolongada no planeta. Ele acrescentou que a estrutura é eficiente, já que ela usará recursos locais e não enviados da Terra.

0 Mundo 13 de Dezembro de 2016 - 08:54 JC REPORTER Sonia Braga é eleita melhor atriz do ano na Califórnia

A atriz brasileira Sonia Braga foi eleita como atriz do ano pela Associação de Críticos de Cinema de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos. Braga foi agraciada pela atuação no filme "Aquarius". As informações são do blog Baixo Manhattan, da Folha de S.Paulo. Em segundo lugar ficou Emma Stone, pelo musical "La La Land - Cantando Estações". O melhor ator, para a associação, foi Casey Affleck. Ele participou de "Manchester à Beira-Mar". Sonia Braga, além deste prêmio, também foi citada em uma lista da revista norte-americana "Rolling Stone". A atuação dela em "Aquarius" está entre 25 melhores do ano no cinema.

0 Mundo 08 de Dezembro de 2016 - 12:48 JC REPORTER "A igreja não pode admitir homossexuais no seminário", diz decreto

O Vaticano ressaltou em um decreto publicado na última quarta-feira (7) a proibição de homossexuais no exercício do sacerdócio. O documento também recordou a exigência de abstinência sexual dos sacerdotes. “A Igreja, respeitando as pessoas envolvidas, não pode admitir no seminário e nem nas ordens sagradas os que praticam a homossexualidade, apresentem tendências homossexuais profundamente enraizadas ou apoiem o que se conhece como cultura gay”, destaca o documento, publicado nesta quinta-feira (8), pelo Osservatore Romano, diário oficial do Vaticano. De acordo com O Globo, o novo documento é uma atualização da última versão do decreto, emitida há 46 anos. No entanto, a não admissão de padres com tendências homossexuais foi tratada pela Igreja Católica em 2005. O documento recorda a necessidade de uma "imposição voluntária da continência". Seria "gravemente imprudente admitir o sacramento a um seminarista que não haja atingido uma afetividade madura, serena e livre, casta e fiel ao celibato", determina o decreto, acrescentando que os futuros padres também necessitam compreender "a realidade feminina".

0 Mundo 07 de Dezembro de 2016 - 14:12 JC REPORTER Avião de passageiros cai no norte do Paquistão, diz agência

Um avião da companhia Pakistan International Airlines (PIA) caiu após decolar da região de Chitral, no norte do Paquistão, nesta quarta-feira (7), segundo a agência Reuters e a rede britânica BBC. Mais de 40 pessoas estavam a bordo da aeronave que seguia para Islamabad, segundo relato de um policial reproduzido pela Reuters. Laiq Shah, um representante da polícia na província de Khyber-Pakhtunkhwa, declarou à Reuters por telefone que o avião havia caído perto da cidade de Havelian (a 70 km da capital Islamabad). O resgate estava a caminho do local do acidente. O voo PK-661 tinha perdido o contato com controladores de tráfego aéreo na tarde de quarta-feira (no horário local). No passado, a empresa já foi acusada de falhas de segurança, de acordo com a BBC. (G1)

A torcida do Atlético Nacional atendeu ao chamado da diretoria e lotou o estádio Atanásio Girardot durante a noite desta quarta-feira (30) em Medellín para homenagear a Chapecoense. O local seria palco do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana entre as duas equipes. As pessoas presentes se vestiram de branco e entoaram cantos de incentivo ao clube catarinense. Na noite de segunda-feira (28) um acidente com o avião que levava a equipe da Chapecoense matou 71 dos 77 ocupantes, incluindo jogadores, membros da comissão técnica, tripulantes e jornalistas que acompanhavam a delegação. Entre os sobreviventes estão os jogadores Alan Ruschel, Follmann e Neto, o jornalista Rafael Henzel, além dos tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suárez. Em entrevista à TV Caracol, Tumiri afirmou que saiu com vida por ter seguido os protocolos de segurança e relatou que houve gritaria entre as pessoas a bordo momentos antes da colisão.

De acordo com o cardeal Raymond Burke, ex-chefe do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, a mais alta corte teológica dentro do Vaticano, o papa está errado. “Muçulmanos e cristãos não adoram o mesmo Deus, uma vez que Alá é um “governante”, enquanto o cristianismo “baseia-se no amor”. Esse é mais um ponto de discórdia entre ele e o pontífice, que estão em meio a uma disputa teológica sobre os ensinamentos morais que envolvem a família. Em uma entrevista recente ao jornal Catholic Register, o cardeal norte-americano destacou que essa “crença moderna de que o Islã e o Cristianismo são fundamentalmente os mesmos é muito influenciada por um relativismo religioso”. Enfatizou ainda que é preciso cautela. “Eu ouço pessoas me dizendo, olha, estamos todos adorando ao mesmo Deus. Nós todos acreditamos no amor. Mas eu digo: ‘pare um minuto, e vamos examinar cuidadosamente o que é o Islã e o que nossa fé cristã nos ensina’. Eu não acredito nisso, pois o Deus do Islã é apenas um governante”, lembra Burke. “A sharia é sua lei, e essa lei, que vem de Alá, acabará sufocando cada homem na terra.” O cardeal contrasta com o princípio do cristianismo, que possui “uma lei fundamentada no amor”. Para o teólogo, não se pode esquecer que “essa lei [cristã] está escrita em nosso coração, sendo iluminada pelo espírito. Recebemos a graça divina para viver de acordo com essa lei”. Além disso, não existe no Alcorão uma ligação de Alá com o conceito de amor, que é o centro da mensagem de Jesus aos seus discípulos.

0 IGREJA CATÓLICA 15 de Novembro de 2016 - 19:50 JC REPORTER Cuba concede indulto a 787 presos após apelo do Papa Francisco

O governo de Cuba anunciou hoje (15) que concedeu indulto a 787 presos após receber um apelo do Papa Francisco. De acordo com jornal Granma, publicação oficial do Parido Comunista de Cuba (PCC), o perdão das penas foi concedido a presos condenados por crimes de menor potencial ofensivo. As informações são da Agência Lusa. "Para isso se levou em conta as características dos fatos pelos quais foram sancionados, a conduta durante o cumprimento da sanção e o tempo da pena já cumprido. Igualmente, por razões humanitárias, também foram incluídos nesse indulto mulheres, jovens, doentes e outras categoria", informou a publicação". Presos condenados por crimes graves como homicídio, corrupção de menores, estupro, tráfico de drogas não receberam o benefício por representarem "extremo perigo". No ano passado, o governo cubano libertou mais de 3 mil presos após a visita do Papa Francisco, um dos responsáveis pelo processo de reaproximação entre os Estados Unidos e Cuba.(ÀTarde)

0 Mundo 13 de Novembro de 2016 - 19:38 JC REPORTER Tsunami atinge ilha da Nova Zelândia após tremor

Um terremoto de magnitude 7,8 foi sentido na região central da Nova Zelândia às 09h02 (horário de Brasília), segundo divulgado pelo serviço geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor gerou um tsunami que atingiu a Ilha Sul, informou há pouco a agência Reuters e confirmado pelo serviço de emergências do país. Ondas de até 2 metros já foram registradas, mas a expectativa é que ondas ainda mais fortes cheguem à costa. No Twitter, autoridades estão emitindo alertas para que a população deixe a região costeira e busque abrigo em locais de maior altitude.

Uma adolescente morreu eletrocutada ao tentar usar seu celular que estava carregando na energia enquanto ela tomava banho. A menina de 14 anos de idade ligou o cabo ao celular, mas acidentalmente o deixou cair na água. A mãe da vítima a encontrou com o corpo começando a queimar após notar que a menina estava há bastante tempo tomando banho. Ela chamou e como não teve resposta forçou a porta até entrar.
O trágico incidente aconteceu em Moscou, na Rússia, onde a menina vivia com a mãe, de 40 anos, e seu irmão mais velho. Ela havia trancado a porta do banheiro e usava um cabo de extensão para ligar o telefone à energia elétrica, já que o cômodo não tomada. A família tinha se mudado para a Rússia recentemente, saindo da Moldávia. A procuradora Yulia Ivanova disse à imprensa local: “Ainda estamos investigando e vamos chegar a uma decisão sobre as medidas a serem tomadas.” Fonte: Mirror.
0 Mundo 12 de Novembro de 2016 - 10:45 JC REPORTER Vídeo: Mais uma cobra enorme surge em teto e aterroriza clientes

No início dessa semana, um vídeo que mostrou uma cobra gigante surgiu no teto de um avião e deixou em pânico os passageiros que estavam a bordo. Agora, começou a circular na web o momento em que outra cobra surgiu no teto de um restaurante, chocando os clientes do estabelecimento. As imagens mostram o réptil sendo retirado por uma equipe de resgate na presença dos clientes que continuaram no local. A cobra foi retirada sem deixar feridos.

 


Whatsapp