As 5 MAIS do DIA



Enquete


Notícias

Política

0 Brasil 15 de Dezembro de 2017 - 08:58 JC REPORTER Lula ganharia no 2º turno para Alckmin ou Bolsonaro, aponta pesquisa

Se as eleições para presidente fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o vencedor no 1º e no 2º turnos, revela pesquisa do DataPoder360 realizada de 8 a 11 de dezembro. De acordo com a pesquisa DataPoder360, o desempenho é quase idêntico no 2º turno de Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSC). O tucano perderia para Lula por 41% a 28%. Já o capitão do Exército na reserva seria derrotado pelo petista por 41% a 30%.

No caso das simulações de 1º turno, foram feitos 3 cenários. Em 2 deles foram colocados apenas os pré-candidatos do pelotão da frente, os nomes mais competitivos –uma vez com Lula e outra sem o petista. No cenário em que aparece contra os adversários mais tradicionais, Lula tem oscilado na faixa de 26% a 32% desde abril, quando o DataPoder360 foi lançado e começou a fazer pesquisas mensais. Agora em dezembro, o petista está com 30% contra 22% de Bolsonaro. Pode parecer uma diferença grande (8 pontos), mas isso fica matizado ao considerar a margem de erro da pesquisa.

A Convenção Nacional do Democratas que aconteceria nesta quinta-feira (13) foi adiada para o próximo ano. O prefeito ACM Neto confirmou que a nova data será dia 6 de fevereiro de 2018. O gestor municipal não comentou sobre a possibilidade de assumir a presidência nacional do partido, porém, ressaltou que a sigla deve se fortalecer, aumentando número da bancada na Câmara.  
“Houve uma decisão consensual no sentido de adiar a convenção do DEM, nos precisávamos ainda fazer alguns ajustes na comissão executiva que vai dirigir o partido, assim como também  ter um debate final sobre dois temas da atualização programática. O que nos fez tomar a decisão de adiar a convenção para próximo dia 6 de fevereiro”, disse, durante o evento em homenagem aos 20 anos de Controladoria Geral do Município. 
Neto não adiantou nomes de quem vai conduzir a sigla nos próximos anos. “Estamos analisando as alternativas que nós temos. O partido encaminha para se fortalecer. Hoje temos 30 deputados e podemos chegar a 45 ou 50 deputados até dia 7 de abril que é o prazo da janela partidária para as eleições de 2018”, pontuou. 
O adiamento da convenção acontece no momento em que o presidente da sigla, Agripino Maia, é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O senador nega as acusações e, em nota, afirma querer um julgamento rápido. O nome do prefeito de Salvador, ACM Neto, aparece como um dos três principais líderes partidários do “novo DEM”. (Bocão News)

0 Bahia 23 de Novembro de 2017 - 04:33 JC REPORTER Alan Sanches pede criação de Companhias de polícia no recôncavo

Levando em conta o aumento da criminalidade na região do recôncavo e o quantitativo hoje de apenas 320 policiais militares no 14º batalhão da PM para atender a um total de 12 municípios, o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), solicitando a instalação de uma Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Recôncavo) em Santo Antônio de Jesus e uma Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Recôncavo) na cidade de Conceição do Almeida. Como reforço, Alan Sanches se reuniu com o coronel Anselmo, comandante geral da Polícia Militar.  “Afinal, se formos contabilizar, para uma população de 252.800 pessoas existe somente um policial para proteger 790 pessoas, o que tem gerado um clima de grande insegurança para os moradores da região, que se sentem reféns dentro das suas próprias casas e conclamam por mais segurança e eu acredito na sensibilidade da SSP, da PM”, frisou.

O deputado federal Davidson Magalhães destacou, no último sábado (18), a importância estratégica do setor energético para o desenvolvimento nacional, em entrevista concedida à jornalista Marciele Brum durante o 14º Congresso do PCdoB, em Brasília. Na ocasião, o deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, comentou que todos os países em desenvolvimento utilizaram a participação do Estado para montarem seus setores energéticos.

De acordo com Davidson, esse processo deu certo em vários países, a exemplo da Alemanha, mais recentemente da China, e do Brasil, que montou uma grande estrutura na parte de geração e distribuição de energia, tanto em energia elétrica, quanto em petróleo e gás. “No Brasil, nos tornamos autossuficientes em petróleo e gás natural, que é um setor complexo, integrado no Brasil inteiro. É possível, portanto, resolver o problema de energia elétrica. Energia elétrica é uma questão vital e estratégica, nenhum país entrega isso ao capital internacional”, defendeu. 

O deputado estadual, Bira Coroa, PT/BA, fez uma participação ao vivo, via telefone direto de Salvador, nesta última quarta-feira (01/11), no Programa JC Repórter, a Conexão com o povo. Na oportunidade o parlamentar mencionou uma conquista importante para o município. “Quero informar a população de São Felipe, conseguimos mais uma grande conquista para o município, que é a segunda etapa do agua para todos, que irá comtemplar várias comunidades da região do Barlavento. Essa é mais uma emenda impositiva do meu mandato”, destacou ele. Ele acrescentou que o início da obra está previsto para esse início de novembro.

Outro assunto abordo foi referente a Barragem, segundo ele, o processo de limpeza irá continuar. “Tive a confirmação do pessoal da Embasa, que irá continuar o processo de limpeza da Barragem, que foi iniciada e agora irá para a parte de conclusão”, pontuou o deputado.

Bira ainda acrescentou que a luta continua em prol da melhoria da segurança pública no município. “Estive aí no município atendendo uma reivindicação da população, através do CONSEG, e na ocasião, nos foi apresentado uma demanda em relação a segurança do município. A exemplo de um delegado titular, agentes investigativos e aumento do efeito da polícia militar, parte dessa demanda foram atendidas, mas estamos na luta pelo aumento do efetivo da polícia militar”, concluiu ele.

A Escola Raymundo dos Santos Ferreira, visando felicitar o entendimento dos alunos, a direção da escola, nesta última terça-feira (29/08), mudou a rotina e realizou atividades práticas. Os alunos visitaram os três poderes: Executivo, Legislativo e o Judiciário do município, e podem acompanhar de perto sua funcionalidade.

Acompanhe os detalhes no minidocumentário em audiovisual a seguir:  

0 Política 15 de Agosto de 2017 - 18:36 JC REPORTER Direito de Resposta

O jornal virtual JC Repórter (www.jcreporter.com.br), publicou em seu sítio na internet (http://www.jcreporter.com.br/index/noticias/id79837/cidade_de_iacu_tera_nova_eleicao_para_prefeito), que o Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE) impugnou a candidatura do atual Prefeito de Iaçu, e que com a impugnação, a cidade de Iaçu deverá passar por um novo processo eleitoral com data a ser definida pela Justiça.

Aprioristicamente cumpre-nos informar, que o Sr. Adelson Sousa de Oliveira não é parte no processo eleitoral citado, mas a Coligação Majoritária.

Quanto à informação prestada pelo jornal de que o prefeito teve a sua candidatura impugnada, e de que deverá ocorrer novo processo eleitoral no Município de Iaçu, informamos que o processo (nº 0000064-10.2016.6.05.0193) foi julgado em primeiro grau, por juiz singular, e que atualmente encontra-se em fase de análise de recurso junto ao segundo grau de jurisdição, aguardando julgamento dos embargos declaratórios, que ocorrerá no próximo dia 21 de agosto.

Ademais, na suposta hipótese dos embargos não serem acolhidos junto ao TRE/BA, cabe apresentação de recurso perante o TSE, com efeito suspensivo da decisão.

Portanto, caberá tão somente ao TSE declarar se haverá ou não novas eleições no âmbito do Município de Iaçu, caso os embargos declaratórios da Coligação Majoritária não sejam acolhidos pelo TRE/BA.

O presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, assegurou que não haverá nenhuma sanção do diretório nacional da sigla a deputados federais baianos que votem a favor da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. A apreciação da ação oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está marcada para o próximo dia 2 de agosto. O PSD nacional, comandado pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, fechou questão a favor de Temer. Geralmente, quando partidos fecham questão em torno de determinada matéria, os parlamentares desobedientes podem sofrer punições. “Na Bahia, não haverá sanção nenhuma. O presidente [Kassab] já garantiu isso. O PSD nasceu na Bahia, Kassab sabe da minha posição contra Temer”, afirmou Otto,

O deputado federal Robinson Almeida (PT-BA) criticou nesta quarta-feira (26) o prefeito ACM Neto, pelo que classificou como “completo descaso” com a população de Salvador. “Antes de buscar promoção pessoal no interior, Neto deveria governar a capital, que sofre com as crises na educação e na saúde”, declarou. Robinson faz menção às viagens que o democrata fará nos próximos dias: ele visitará os municípios de Cruz das Almas e Jacobina, acompanhado de parlamentares e lideranças. O deputado avalia que os compromissos têm “claras intenções eleitorais”. “Enquanto o prefeito faz campanha, estudantes de Salvador estão sem fardamento e a população nos bairros sofre sem assistência básica de saúde”, apontou. (Bahia Notícias)

Ex-ministra, ex-senadora, candidata derrotada em duas eleições presidenciais (2010 e 2014) e provável concorrente ao cargo na sucessão de 2018, Marina Silva (Rede) afirmou que “os partidos não estão mais fazendo política, a maioria deles está fazendo negócios”. Ela foi entrevistada pelo jornalista Roberto D’Ávila, em programa exibido na noite desta quarta-feira, 26, pelo canal por assinatura GloboNews. A ex-ministra do Meio Ambiente defendeu candidaturas avulsas para concorrer com os partidos. “Os partidos não estão mais fazendo política, a maioria dele está fazendo negócios. É preciso criar uma concorrência idônea para os partidos. Vários países têm candidaturas independentes. Não é a pessoa, é uma lista endossada por um percentual de cidadãos, uma plataforma que precisa ser registrada na Justiça Eleitoral, e com isso você conseguiria recrutar pessoas da sociedade.

O prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa confirmaram presença nas comemorações pelo Dois de Julho, neste domingo, na Lapinha, a partir das 8h. A programação inclui o hasteamento das bandeiras, no Pavilhão Dois de Julho, às 9h. Além de Neto e Rui, estarão presentes o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Eduardo Morais.

As autoridades prestam as homenagens no monumento do General Labatut, e assistem à apresentação dos carros emblemáticos do Caboclo e Cabocla, além do hino ao Dois de Julho, executado pela Banda de Música da Marinha do Brasil. De acordo com a prefeitura, às 9h30, tem início o cortejo cívico, com uma breve parada em frente ao Convento da Soledade, na Ordem Terceira do Carmo, e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. No fim da manhã, às 11h30, serão recolhidos os carros emblemáticos, com a retomada da programação pela tarde.
Após o desfile, ACM Neto retorna à programação às 15h, com a cerimônia cívica no 2º Distrito Naval, parte às 15h30 para solenidade na Câmara de Vereadores, e às 17h, no Campo Grande, com a chegada dos carros emblemáticos. O ato contará ainda com hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador, colocação de coroas de flores no monumento ao 2 de julho pelas autoridades presentes e acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo atleta cabo da Polícia Militar da Bahia, José Francisco Rodrigues.
Este ano, o tema da festividade será "Salvador - Marco da Independência", exaltando o papel da primeira capital do país na luta pela libertação do domínio português. As ações envolvem desde a celebração do Te Deum e chegada do fogo simbólico à cidade, no dia 1º de julho, até o retorno dos carros emblemáticos do caboclo e da cabocla ao Largo da Lapinha, no dia 5.

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) levou à Câmara dos Deputados a denúncia de que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), está atrapalhando as obras do sistema metroviário da capital, que agora são de responsabilidade do Governo do Estado, depois que a Prefeitura admitiu não ter condições de continuar. Para Davidson, a postura do prefeito, que é motivada por disputa política, não leva em conta os prejuízos causados à população.
“Finalmente, o metrô de Salvador está sendo cada vez mais estendido, é mais uma obra de mobilidade urbana em Salvador, apesar da resistência do prefeito de Salvador, ACM Neto, que nos seus governos, nos governos passados, apoiados por ele e pelo PSDB, não colocou o metrô nos trilhos. Agora que o metrô está funcionando, o prefeito da cidade quer impedir que seja concluída essa obra monumental”, disse o parlamentar.
0 Brasil 07 de Junho de 2017 - 07:42 JC REPORTER Lula venceria no 1º turno em três cenários, segundo Vox Populi

Com o governador Geraldo Alckmin como candidato do PSDB, o petista tem 45% dos votos, ante 29% de seus adversários somados. Jair Bolsonaro (PSC) aparece com 13%, seguido de Marina Silva (Rede), com 8%. Alckmin e Ciro Gomes (PDT) aparecem empatados com 4%. Caso o postulante do PSDB for o prefeito João Doria, o cenário não seria muito diferente: Lula tem 45%, ante 30% de seus rivais. Nesse quadro, Bolsonaro tem 12%, Marina, 9%, Ciro, 5%, e Doria, 4%. Na sondagem espontânea, quando não é apresentado o nome de nenhum candidato, Lula tem 40% dos votos, seguido de Bolsonaro, com 8%, Marina e Sérgio Moro, 2% cada. Em simulações de segundo turno, Lula superaria Alckmin por 52% a 11%, Doria (51% a 13%), Marina (50% a 15%) e o senador afastado Aécio Neves, do PSDB (53% a 15%).

O senador Otto Alencar voltou a afirmar, na tarde desta quinta-feira (1º), que o PSD, partido que preside na Bahia, segue na base aliada do governador Rui Costa (PT) e deve apoiar a eventual tentativa de reeleição do atual chefe do Executivo baiano. “Nenhum deputado me procurou ou demonstrou insatisfação com o governo”, assegurou Otto. Parlamentares da base aliada de Rui têm reclamado, nos bastidores, da falta de empenho das emendas impositivas e das dificuldades para serem atendidos em pleitos junto aos secretários estaduais. O líder do PSD, todavia, rechaçou que haja uma tensão com o governo. “A Bahia, assim como outros estados, tem passado por dificuldades com a queda da arrecadação, mas o governador Rui Costa tem feito, na minha visão, um bom governo”, frisou Otto. A proximidade como governo petista foi, inclusive, reforçada pelo senador, apesar de circularem informações na imprensa de que havia certo desgaste que o aproximaria da oposição a Rui. “Não tem nada disso”, garantiu o social-democrata.

O deputado estadual Bira Coroa esclareceu, nesta ultima quarta-feira (10/05), em uma entrevista ao programa JC Repórter, a falta de entendimento em relação à inauguração de um sistema de água no município de Dom Macedo Costa, realizada no ultimo Sábado (06/05). O sistema beneficiará três comunidades. De acordo com o deputado Bira as declarações do ex-deputado e atual prefeito de Santo Antonio de Jesus Rogério Andrade, não procedem.

“Quero aqui justificar que a nossa presença em Dom Macedo Costa, respalda o prefeito Guido, porque ainda na condição de agente comunitário de saúde há três anos atrás, ele nos procurou juntamente com o deputado Robson Almeida, para agente encaminhar pedidos de fornecimento de água para essas comunidades, nós juntamos ações em três municípios, Santo Antonio de Jesus, Dom Macedo Costa e Conceição do Almeida, porque são áreas de confluências de limites. Atendemos as comunidades destas regiões todas, temos os requerimentos, os ofícios, que foram encaminhados. Fizemos varias audiências na Embasa e na CERB e tivemos também discussões por parte do governo. A fala do ex-deputado não procede, estamos aberto para o debate a discussão, com todo respeito que tenho ao ex-colega e  hoje prefeito. Chega ser intempestivo ele querer transferir a responsabilidade para o prefeito que não atendeu ao compromisso e por isso o povo rejeitou e tirou, mesmo utilizando de todo seu poder econômico foi derrotado pelo tostão” concluiu o deputado Bira Coroa.

Você pode acompanhar na integra a declaração do deputado Bira no áudio anexo a essa matéria.   

O seminário Semear a Água, que acontece até quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa, deu início nesta quarta às discussões sobre os desafios para o desenvolvimento territorial, com sustentabilidade e preservação de bacias hidrográficas, na Bahia. O evento, mediado pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), acontece em parceria da Frente Parlamentar Ambientalista com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). 

Nas mesas redondas do primeiro dia de debate foram analisadas experiências governamentais na preservação de serviços ecossistêmicos, com as intervenções de Fabrina Furtado, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Nelton Miguel Friedrich, que abordou o projeto Cultivando Água Boa em Itaipu, e de Devanir Garcia dos Santos, que tratou do Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA). À tarde experiências da sociedade civil na preservação de serviços ecossistêmicos da Agricultura Sintrópica, no caso da Fazenda Ouro Fino e da Fazenda Olhos D’Água, do projeto Manoelzão, em Minas Gerais, e a experiência da ASA na proteção dos serviços ecossistêmicos de produção de água no semiárido foram apresentadas, respectivamente, por Henrique Souza, Apolo Heringer e Johann Gnadlinger.

A juíza da 162ª Zona Eleitoral em São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano, determinou a recontagem dos votos da eleição municipal ocorrida em outubro do ano passado. 

O pedido da magistrada Bianca Gomes da Silva vem após a Justiça ter decidido validar a candidatura da irmã da ex-prefeita Rilza Valentim, Ralison Valentin (DEM).

O registro da democrata foi indeferido porque Rilza estava no segundo mandato de prefeita quando faleceu em 2014 e a Justiça entendeu que a candidatura de Ralison em 2016 representaria eventual continuidade do mesmo grupo familiar no poder.

Apesar da recontagem, nada deve mudar no cenário político da cidade. Evandro Almeida (PP), atual prefeito, teve 16.151 votos, contra 1.565 do segundo colocado apto na disputa, Messias de Antônio (PMDB). Ralison, por sua vez, obteve 8.792 votos, pouco mais da metade do candidato vencedor.

O reprocessamento do resultado das eleições na cidade está previsto para ocorrer no próximo dia 17. (Bocão News)

0 Brasil 02 de Março de 2017 - 07:40 JC REPORTER Marcelo Odebrecht confirma caixa 2 doações para chapa Dilma-Temer

Marcelo Odebrecht, herdeiro e ex-presidente do grupo que leva seu sobrenome, confirmou em depoimento à Justiça Eleitoral realizado nesta quarta-feira (1º) a existência de caixa 2 na campanha presidencial da chapa Dilma-Temer. Conforme o executivo 4/5 das doações para a campanha tiveram como origem o caixa 2. De acordo com relatos, Marcelo afirmou que a petista tinha dimensão da contribuição e dos pagamentos, também feitos sem registro, ao então marqueteiro do PT, João Santana. A maior parte dos recursos destinados ao marqueteiro era repassada em espécie. As negociações eram feitas diretamente entre Marcelo, Santana e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. O valor acertado para a campanha presidencial do PT de 2014 foi de R$ 150 milhões. Deste total, R$ 50 milhões eram uma contrapartida à votação da medida provisória do Refis, encaminhada ao Congresso em 2009, que beneficiou a Braskem, empresa petroquímica controlada pela Odebrecht e pela Petrobras. (AgenciaBrasil)

0 Brasil 01 de Março de 2017 - 07:42 JC REPORTER Janot pede depoimento de Aécio sobre suposto esquema de Furnas

O procurador-geral da República Rodrigo Janot requisitou, ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, o ex-ministro José Dirceu, o ex-senador e delator Delcídio Amaral (ex-PT/MS) e o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira prestem depoimento sobre a existência de um suposto esquema de corrupção em Furnas.

Caso o pedido seja autorizado pelo ministro, será a primeira vez que Aécio irá depor aos investigadores sobre Furnas. As primeiras denúncias sobre corrupção na estatal de energia aconteceram em 2005 na CPI Mista dos Correios, por meio do ex-deputado e delator do Mensalão Roberto Jefferson. Em dezembro do ano passado Jefferson depôs novamente à PF, em outro inquérito, no qual é investigado por supostamente atuar para “maquiar” dados da CPI Mista que poderiam implicar tucanos.

A Bancada do PT na Câmara ganhou reforço este ano com a posse nesta quarta-feira (25), do deputado Robinson Almeida (PT-BA). Ex-secretário de Comunicação Social da Bahia na gestão de Jaques Wagner, Robinson Almeida afirmou que a prioridade na sua atuação parlamentar como deputado federal é a defesa da Bahia, do povo brasileiro e do restabelecimento da democracia no país. Com sua posse a bancada do PT passa a contar com 58 deputados.

“Vou me somar à luta da sociedade pelo reestabelecimento da democracia no nosso país, como condição necessária para a retomada do desenvolvimento. Só um governo eleito pelo voto popular terá legitimidade para resolver a crise política, econômica e institucional que o golpe do impeachment mergulhou o Brasil. Com coragem e humildade vou lutar pela Bahia e pelo povo brasileiro nesses tempos difíceis de golpe na democracia e ataques aos direitos sociais”, reiterou.

0 Política 17 de Janeiro de 2017 - 21:37 JC REPORTER Lula é nosso candidato permanente à Presidência, diz Rui Falcão

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta terça-feira (17) que o partido deve lançar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em seu congresso nacional, em abril. Falcão afirmou ainda não ver necessidade de lançar o nome do petista, pois ele é "candidato permanente" do partido. "O Lula não precisa ser lançado por ninguém. Ele já é nosso candidato permanente à Presidência da República", disse Rui Falcão, que foi à Câmara dos Deputados para participar das discussões da bancada petista sobre quem o partido apoiará na disputa pelo comando da Casa. Segundo Falcão, Lula já está sendo lançado por movimentos socais, portanto, oficializar esta candidatura não prejudicará a imagem do ex-presidente. "Não tem como ele ficar mais exposto do que já é", afirmou.

O senador baiano Otto Alencar (PSD) se posicionou contra a articulação feita por um grupo de senadores para votar nesta quarta-feira (30), às pressas, o projeto de medidas anticorrupção. A proposta foi aprovada na madrugada desta quarta, na Câmara dos Deputados, com uma série de mudanças em relação ao texto original, enviado à Casa pelo Ministério Público Federal. As modificações receberam duras críticas de deputados da oposição, magistrados e procuradores da força-tarefa da Lava Jato, que chegaram a ameaçar deixar os trabalhos da operação (leia aqui), caso o projeto seja aprovado no Senado. Em entrevista ao Bahia Notícias, Otto disse ter votado contra o requerimento de urgência apresentado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). “Não se podia aprovar uma matéria dessa natureza de forma tão rápida. Tem que se agir com moderação, equilíbrio”, afirmou. Agora, a proposta vai para a Comissão de Constituição e Justiça, onde será discutida pelo colegiado. (BN)

O deputado estadual Targino Machado (PPS) propôs, nesta quarta-feira (23), uma comissão especial para caçar supersalários nos três poderes do Estado. De acordo com Machado, os soldos que ultrapassam o teto constitucional têm de ser combatidos "a qualquer custo". 
 Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Marcelo Nilo (PSL) afirmou que irá levar o requerimento para a Mesa Diretora. "Vou levar o requerimento para a mesa e, se empatar, darei o meu voto de minerva  a favor da proposta. Tem meu apoio", disse. (Bocão News)
0 Política 17 de Novembro de 2016 - 22:11 JC REPORTER Defesa de Lula diz ter certeza de condenação dele na Lava Jato
Os advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmam dar como certa a condenação do petista nos processos relacionados à Operação Lava Jato.
Em entrevista a jornalistas na Suíça, os defensores chamaram a Justiça brasileira de “primitiva”, atacaram a imprensa e sugeriram que, por causa das investigações. A declaração à imprensa em Genebra foi convocada para anunciar a inclusão de novas evidências na reclamação protocolada em julho no órgão internacional.
“Moro age de uma forma inaceitável”, disse o advogado australiano Geoffrey Robertson, que representa Lula no caso apresentado pelo ex-presidente no Comitê de Direitos Humanos da ONU. 
Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, que foi a Genbra para o anúncio, o ex-presidente vai ficar no Brasil durante o processo. “É bobagem falar de asilo”, disse. Na avaliação do advogado, com as “ações bilionárias contra a Petrobrás” nos EUA, uma condenação faria com que “eles levassem boa parte das reservas de nosso País”.
O ex-presidente, por videoconferência, apontou para as irregularidades em seu processo no Brasil. “Estou sendo vítima de perseguição política e que visa destruir o partido de esquerda mais importante da América Latina”, disse Lula. (Bocão News)
O prefeito eleito de Castro Alves, no recôncavo baiano, Thiancle Araújo, encontra-se em Brasília (DF), onde faz uma visita ao gabinete do Deputado Federal Jutahy Magalhães Jr. em  busca de recursos federais no Orçamento da União para o próximo ano, com o objetivo de garantir o crescimento e o desenvolvimento do município. Thiancle chegou acompanhado ao lado do seu pai o ex-prefeito Gilvandro Araújo, onde foi recebido com carinho pelo deputado.
“Na condição de prefeito eleito do município , Thiancle falou ao deputado que nossa cidade espera muito dele.  Com objetivo é conseguir indicação de  emendas para a execução de obras para o nosso município”.informou.  “Um prefeito que visita Brasília, mostra que está preocupado com seu município e quer o melhor para a população que lá vive, por isso que estamos em Brasília, discutindo e viabilizando recursos para 2017, foi com este propósito que fui eleito, o prefeito que irá cuidar da população, cuidar da nossa gente, este é o nosso lema”, ressaltou o Prefeito eleito de Castro Alves, Thiancle Araújo. (Bahia 10)

O prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, decidiu vetar totalmente o projeto de lei nº 13/2016, proposto pelo Poder Legislativo que previa aumento de salário para prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Irecê para o próximo mandato. O PL estabeleceu que os salários dos vereadores e secretários municipais seria aumentado para R$ 10.128,90; o vice-prefeito passa a ganhar R$ 12,5 mil e o prefeito passaria a receber R$ 25 mil. “Chega em momento desfavorável, uma vez que o município enfrenta forte queda de receita, devido à crise econômica nacional que vem afetando todos os municípios brasileiros, sobremaneira, os pertencentes ao semiárido nordestino”, afirma Sobral. (BN)

0 Bahia 01 de Novembro de 2016 - 16:48 JC REPORTER Félix Jr. diz que ingresso de Rui Costa nunca foi tratado pelo PDT

Presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Jr. disse agora há pouco que “não passou pelo (diretório) estadual” do partido qualquer discussão sobre o eventual ingresso do governador Rui Costa (PT) na agremiação. Mendonça Jr. disse ter conversado esta manhã com o presidente nacional pedetista Carlos Lupi, que repassou a ele a mesma informação de que não teve qualquer tratativa sobre o tema. Segundo o parlamentar baiano, o PDT é um partido independente, que vai ter candidato à Presidência da República (o nome mais cotado neste momento é o do ex-ministro Ciro Gomes) e “bons quadros são muito bem vindos, ainda mais um governador de Estado bem avaliado como Rui Costa”. No entanto, disse ele, o assunto ainda não foi tratado. “Não sei nem se é bom falar sobre o assunto envolvendo a situação de um parceiro como o PT. Mas é evidente que o eventual ingresso de Rui somaria e seria determinante para qualquer partido”, acrescentou. A possibilidade de Rui Costa se mudar para o PDT foi levantada em reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo e já desmentida pelo próprio governador. (Política Livre)

0 Política 28 de Outubro de 2016 - 09:28 JC REPORTER Renan Calheiros pode ser afastado na próxima semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir em votação, pelo afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, do cargo que ocupa na instituição. O motivo seria o fato de ele ser réu réu em processo no Supremo. De acordo com a coluna Esplanada do jornal O Dia, Renan pode pagar o mesmo preço cobrado de Eduardo Cunha pela Rede, que impetrou ação na Corte questionando se um réu pode presidir uma instituição legislativa. A ação de Renan ‘subiu’ para o plenário apenas dois dias após a encrenca verborrágica em que o senador se meteu, criticando juiz de 1ª instância. (Noticias ao Minuto)

0 Brasil 26 de Outubro de 2016 - 10:00 JC REPORTER Câmara aprova em segundo turno PEC 241

A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a PEC 241 – popularmente conhecida como PEC do Teto. A matéria teve 359 votos a favor, 114 contra e duas abstenções. A PEC, a iniciativa para modificar a Constituição proposta pelo Governo, tem como objetivo frear a trajetória de crescimento dos gastos públicos e tenta equilibrar as contas públicas. A ideia é fixar por até 20 anos, podendo ser revisado depois dos primeiros dez anos, um limite para as despesas: será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na prática, em termos reais – na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento – fica praticamente congelado). Se entrar em vigor em 2017, portanto, o orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual, os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018. No primeiro turno, a proposta teve 366 votos favoráveis e 111 contrários. Agora, a proposta segue para o Senado.(bocão News)


Whatsapp